PRESSOTERAPIA PNEUMÁTICA
É um sistema de compressão pneumática intermitente que se destina a prevenir DVT (Trombose Venosa Profunda) e PE (Embolia Pulmonar) melhorando a circulação sanguínea venosa em pacientes de risco.
O sistema executa a pressurização de forma sequencial melhorando a circulação venosa e o metabolismo e com um intervalo de tempo suficiente para que o sangue retorne após cada ciclo.
O QUE É TVP (TROMBOSE VENOSA PROFUNDA)?
DVT (Deep Vein Thrombosis)
Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de coágulo de sangue (trombo) nas veias profundas, com conseqüente reação inflamatória do vaso, podendo, esse trombo, determinar a obstrução venosa total ou parcial, muito comuns nas pernas e bacia TVP e EP (Embolia Pulmonar) podem ocorrer principalmente decorrentes da cirurgia de joelho ou bacia, além de cirurgias internas, neurológicas ou outras cirurgias de grande porte.
Um corpo saudável mantém um equilíbrio entre os sistemas de coagulação e o sistema fibrinolítico, mas trombos podem surgir quando este equilíbrio é quebrado por grandes quantidades de medicamentos que podem contribuir para a ocorrência do TVP, assim como traumas físicos, câncer, idade (o maior fator de risco),veias varicosas, síndrome antifosfolípedes, cirurgia , imobilização (como quando acamado, engessado ou durante voos de longa duração, muito cigarro, obesidade, certas drogas e tendências genética para forma trombos conhecidos como trombofilia.
O QUE É EMBOLIA PULMONAR?
Embolia Pulmonar (EP) pode ocorrer principalmente quando um trombo é liberado da parte distai para a proximal, alcançando o pulmão, sem um tratamento preventivo adequado. Geralmente, 20% dos trombos gerados nas veias profundas das partes distais do corpo são transferidos para as partes proximais. A proporção que PE pode ocorrer é de 40-50%. Assim, EP é decorrente de pacientes com TVP em 50-60 %.